BizAgi BPM Modeler

Ferramenta de modelagem de Processos de Negócio

Um Processo é uma série de ações que levam a um resultado. Tudo o que fazemos na vida envolve Processos. Se você começa seu expediente de trabalho às 08:00 mas sempre chega na empresa às 08:30, precisa analisar os processos que foram seguidos inclusive mensurar tempo perdido, locomoção etc. Essa análise poderá levar você a implementar melhorias e conseguir chegar na hora.

Em um ambiente corporativo, um Processo de Negócio é uma sequência ou fluxo de tarefas realizadas durante a produção ou a entrega de um produto ou serviço. Para analisar os Processos de Negócio dentro de uma empresa, precisa começar com um levantamento chamado de mapeamento dos Processos de Negócio. O consultor de BPM precisa de ferramentas adequadas para fazer a modelagem dos Processos nas diversas áreas da empresa do Cliente.

O objetivo da documentação dos Processos de Negócio é identificar as atividades essenciais que existem dentro de uma empresa. O Consultor usa fluxogramas para desenhar (modelar) os Processos. No Brasil a criação de diagramas de fluxo de trabalho é feita usando a Notação de Modelagem de Processos de Negócio (BPMN – Business Process Management Notation) definida pela BPMI (Business Process Management Iniciative). Por sinal na Europa existem outros modelos de notação.

BizAgi BPM Modeler

No meu trabalho de Consultor BPM em Curitiba, eu uso BizAgi BPM Modeler como ferramenta para criação de fluxogramas. Com BizAgi o Consultor pode organizar os Processos e as relações entre cada um deles. Para inserir um Objeto dentro do Processo que você está mapeando, basta selecionar e arrancar na página de edição. Depois você estabelece as ligações entre Objetos para representar o Processo de Negócio como um todo.

O interessante do BizAgi BPM Modeler é que tem 2 modos de uso (básico e avançado) dependendo das necessidades do Cliente que contratou a Consultoria de BPM. Aqui em Curitiba se usa muito o módulo Avançado, por ter Clientes de maior padrão procurando uma documentação mais efetiva de seus processos de Negócio. O BizAgi é uma ferramenta BPM muit útil para entender a situação atual (AS-IS) da organização do Cliente. Mas o objetivo de uma Consultoria de BPM é permitir alcançar a situação futura desejada (TO-BE) e isso começa com a modelagem.

Me tornei um grande usuário do BizAgi BPM Modeler pela facilidade de uso. O “arrastar e soltar” é muito prático e dá agilidade para estruturar as informações quando você está com o Cliente. Os recursos do software são semelhante aos do Microsoft Project, para quem conhece, isso também ajuda bastante. Os meus Clientes em Curitiba sendo principalmente pequenas empresas, o fato do Consultor usar uma ferramento gratuita como o BizAgi BPM Modeler ajuda em baratear os custos para o Cliente da Consultoria.

Você tem interesse em documentar os Processos de Negócio dentro de sua empresa em Curitiba? Solicite um orçamento agora.

Consultoria de BPM em Curitiba

Hoje , mais um dia de luta em prol ao sucesso na área de Consultoria de BPM. Você quer implantar um projeto de Enterprise Re...