O sucesso da loja depende de onde ela está localizada. Não existe uma boa localização em si: depende do perfil do cliente que você quer alcançar. Somente depois, poderá se pensar em termo de localização do ponto de venda. Quando se fala em loja, o ponto comercial é uma peça-chave do bom desempenho do negócio. Os eventuais elementos negativos no seu ponto comercial devem ser devidamente identificados. Quem sabe não pensar em mudar a localização da sua loja ? No comércio varejista, muitos fatores podem chegar a prejudicar as vendas. Por isso, mudar para uma loja com localização melhor pode ser uma boa opção.
É lógico que mudar de loja tem um custo: refazer as instalações, modificar o endereço no material de propaganda, etc. Mas muitas vezes, esse esforço financeiro compensa, na medida que a nova localização do ponto de venda melhore as vendas. Uma análise do ponto comercial é necessária antes de decidar se vale a pena mudar. Qual será a repercussão da mudança no faturamento da sua firma ? De qual maneira irá interfir nas vendas ? Você vai para um ponto comercial melhor, ou pior ? Quais fatores considerar ? São muitos outros fatores agindo em conjunto. Pense em contratar um serviço de consultoria para empresas como o meu, para ser esclarecido sobre o assunto.
No meu trabalho de acompanhamento de lojistas na escolha de um bom ponto comercial, eu considero os fatores seguintes:
- perfil do cliente que a loja irá atender ?
- tipo de produtos que a loja irá oferecer ?
- conteúdo do contrato de aluguel do ponto comercial ? (condições e prazo do pagamento)
- prazo de retorno, comparado ao investimento realizado ?
- movimento comercial esperado no ponto ?
- facilidade de acesso do ponto ?
- visibilidade do ponto na rua ?
- nível de barulho na rua ?
- volume do tráfego de carros na rua ?
- lugar para os clientes estacionarem ?
- o local atende às especificações previstas ?
- condições de higiene do local ?
- condições de segurança no local ?
- proximidade de concorrentes ?
- proximidade de fornecedores ?
- facilidade para adquirir a matéria-prima ?
- existência de mão de obra especializada nos arredores ?
- a área é adequada para o tipo de produtos vendidos na loja ?
- possíveis impedimentos do negócio em relação ao plano diretor urbano do município ?
- alternativas de pontos comerciais para poder comparar ?
- movimento dos locais escolhidos durante vários dias e em horas alternadas ?
- valor médio de compra dos imóveis no bairro ?
- etc...
Definir o melhor lugar para seu o negócio não é sempre fácil. Eu ajudar os lojistas em escolher o local mais adequado para a sua empresa. Entre em contato comigo, marque uma reunião, vamos definir juntos o perfil de uma ótima localização de ponto de venda para a sua loja.
Michel Campillo, consultor empresarial
Tel: (41) 3015-0705 Cel: (41) 9947-7668
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