Estudo de viabilidade de loja

O seu sonho é ser comerciante, ter sua própria loja? Você tem conhecimento do negócio que quer abrir? Roupas, informática, lanchonete... são muitos ramos de atividade para atender o consumidor, o importante é que você entenda bem do assunto. Escolha a natureza do seu negócio em função do seu conhecimento em uma determinada atividade. Sem esse conhecimento, o seu atendimento ao cliente não será otimizado.

Tem disposição para correr riscos? Isso é fundamental. Não basta apenas ser apaixonado pelo produto / serviço que você oferece, precisa também entender como está o mercado e avaliar os riscos. O mercado lojista em Curitiba está cheio de oportunidades, contando que você esteja bem orientado por um consultor de confiança. O básico é definir um planejamento com metas alcançáveis, e avaliar a viabilidade do projeto para saber se vale a pena seguir em frente.

Para avaliar os riscos e oportunidades da abertura da sua loja, será preciso um estudo de viabilidade. Eu presto consultoria a empresas formalizadas que já possuem loja(s) e querem ampliar seu negócio. Presto também consultoria para empresas em formação, que projetam abrir um primeiro estabelecimento e iniciar um empreendimento novo. Em ambos os casos, medir a viabilidade do empreendimento é fundamental.

No meu dia-a-dia de consultor, eu presto consultoria a lojistas que se encontram em 2 situações diferentes:

  • o lojista que quer abrir um ponto comercial novo,
  • o lojista que quer comprar um ponto comercial existente.

“Quero abrir uma nova loja”

Se você ainda não possui firma, o primeiro passo é legalizar sua empresa. Eu trabalho com diversos escritórios de contabilidade que posso lhe apresentar, por isso mande um email para mim ou me adicione no Facebook para marcar uma reunião no escritório de um dos meus parceiros. Para agilizar a formalização da sua empresa, você precisará providenciar o mais rápido possível a documentação necessária para obtenção do CNPJ e alvarás de funcionamento.

Uma vez essa parte resolvida, você deverá visitar diversos imóveis comerciais para alugar em Curitiba. Você tem certamente vários contatos em agências imobiliárias, para ajuda-lo a encontrar diversas oportunidades de imoveis. Eu posso recomendar um corretor de imóveis com quem costumo trabalhar. Essa parte não é a mais difícil, as ofertas de imóveis para loja são várias.

Você já tem na mão essas diversas opções de imóveis para loja? Começa aí a minha parte. Se trata de fazer um estudo de viabilidade para avaliar qual é o lugar mais adequado para a abertura da sua loja. Dentro dos parâmetros que uso para essa análise do mercado, avalio o entorno do local (outras lojas, pontos de atração, concorrência, presença de um estacionamento etc), o perfil do local (loja, sobreloja, visibilidade, esquina de rua etc), a segurança do local, a infrastrutura (água, luz, telefone, banheiro), a parte de dentro do local tendo em vista a futura arrumação da loja, etc.

A principal vantagem de abrir uma loja num local que era fechado ou desocupado, é a ausência de luvas a pagar ao comerciante anterior. O aluguel se negocia diretamente com o dono do imóvel ou o intermediário (agência imobiliária ou escritório de advocacia que o representa). Em compensação, não se sabe nada sobre o futuro fluxo de potenciais clientes que vai ingressar na loja uma vez instalada. Ainda precisa analisar a viabilidade do local.

“Quero comprar um ponto comercial”

Por esse motivo mesmo, os lojistas experimentados e possuindo um capital para investir tendem a comprar um ponto comercial já definido. Dentro de um perímetro urbano como Curitiba por exemplo, existem ruas muito freqüentadas que oferecem grandes oportunidades para comerciantes. Quando um lojista encerra uma atividade (aposentadoria, mudança, falta de sucesso no empreendimento etc), um imóvel comercial se libera para ser locado por outro comerciante. Cada ponto comercial tem valor própria e pertence ao Ativo Intangível da empresa. Do que se trata ?

Cada empresa tem ativos tangíveis, que são o estoque de mercadorias, os equipamentos, o mobiliário etc. Mas o próprio funcionamento da empresa gera uma criação de valor, na forma da clientela habitual (carteira de clientes), da localização do ponto comercial, da marca, do logotípo, da divulgação etc. Esses ativos são chamados de intangíveis e podem ser valorados também. Essa avaliação faz parte da consultoria de viabilidade, que vai dizer se o dinheiro que pede o cedente (valor chamado de "luvas") bate com o valor real dos ativos intangíveis.

Para estimar a viabilidade do ponto comercial, eu levo em conta o segmento da loja a ser vendida. Não basta dizer "quero vender minha loja" para exigir o pagamento de luvas! Se você se interessa pelo ponto mas não quer manter a atividade anterior (quer transformar uma floricultura em estacionamento por exemplo), você pagará apenas um valor para continuar ocupando o imóvel comercial que está alugado pelo cedente. O meu estudo de viabilidade de loja ajuda o empreendedor a identificar as boas oportunidades e fugir das armadilhas.

Solicite a minha assessoria

Meu serviço de assessoria para lojistas e comerciantes abrange etapas como análise de mercado para conhecer a viabilidade do negócio, mas também projeção financeira para planejar o futuro da sua loja. Você como lojista experimentado ou como futuro empresário pode contar com o meu apoio para saber se seu projeto é viável. Minha assessoria o orientará em relação a decisões fundamentais para o sucesso de seu empreendimento.

Nesse primeiro passo, eu ofereço uma CONSULTA GRÁTIS para os comerciantes de Curitiba e região que precisam estudar a viabilidade de uma loja. Solicite essa consulta gratuita ! Fique a vontade para me adicionar no Facebook ou me mandar um email. E não deixe de consultar o meu blog de consultoria para empresários, ele certamente contem informações que podem o ajudar.

Gostou da matéria? Venha ler outros textos sobre Consultoria de Varejo e compartilhe nas suas redes sociais:

Twitter Compartilhe no Twitter
Facebook Compartilhe no Facebook.
Linkedin  Me procure no Linkedin.
Foursquare Também uso o Foursquare.
Slideshare Também uso o Slideshare.
Scribd Também uso o Scribd.

Permalink: 

Consultoria de BPM em Curitiba

Hoje , mais um dia de luta em prol ao sucesso na área de Consultoria de BPM. Você quer implantar um projeto de Enterprise Re...