Estou comprando a parte do meu sócio

Durante o mês de setembro 2013, o blog abrirá espaço para comerciantes que querem compartilhar experiências sobre compra e venda de lojas e pontos comerciais em Curitiba.

Hoje a pergunta do dia é de “Ricardo”.

Olá Michel,
Legar o seu blog ! Espero que você vai poder me ajudar. O meu sócio concordou em me vender a parte dele do nosso negócio. Abrimos a firma no início do ano passado, já são alguns mêses de funcionamento. Falando de funcionamento, até agora não tem alvará. Como podemos fazer para calcular o valor do nome da firma e do ponto comercial onde se encontra?
Obrigado pela ajuda ! Abraços.

Olá Ricardo ! Agradeço-lhe pela confiança. Primeira coisa: sem álvara de funcionamento, eu imagino que a firma não chegou a funcionar. Correto ? Então não deve ter nem estoque de mercadoria, nem cliente. Possivelmente não possui nem equipamento ou mobiliário. Você chegaram a procurar imóveis comerciais para alugar ? Se não for, o valor da empresa apenas é constituido do que o seu sócio e você investiram no início do ano passado quando registraram a firma.

O valor investido deve ser atualizado (correção monetária), inclusive subtraindo a desvalorização dos equipamentos, se tiver. Isso vai definir o valor da empresa (exemplo: R$ 20.000). Qual seria a parte do seu sócio, que você está querendo comprar ? No contrato social que você e seu sócio assinaram, consta as cotas de cada um. A parte de cada um é definida pela cota. Se a parte do seu sócio for de 50%, o valor que você deverá pagar para ele se você quizer ficar com a empresa é de R$ 10.000,00. Boa sorte !

Você também quer fazer sua pergunta?

Estou novamente abrindo o espaço FAÇA SUA PERGUNTA! Basta clicar aqui e pre-encher o formulário anonimamente. Caso sua pergunta já tenha sido feita antes, talvez já haja uma resposta no espaço varejo. Você pode também enviar uma sugestão de postagem para mim, de repente eu escrevo mais um artigo que pode beneficiar a todos os lojistas que frequentam meu website.

Michel Campillo Michel Campillo, consultor empresarial
Tel: (41) 3015-0705   Cel: (41) 9947-7668
Email: Contato
Redes sociais adicionar!

Ler outros artigos sobre varejo.

Consultoria de BPM em Curitiba

Hoje , mais um dia de luta em prol ao sucesso na área de Consultoria de BPM. Você quer implantar um projeto de Enterprise Re...