Consultoria de varejo

A classe C no Brasil, representando pessoas que possuem renda mensal entre R$ 1.750 e R$ 7.500, passou de 65,9 milhões em 2003 para 105,4 milhões em 2011. Esse crescimento de quase 60% explica a alta alucinante do consumo, cujo principal beneficiário foi o VAREJO.

A abertura de muitas lojas novas entre 2003 e 2011, incluisive novos shopping centers, gerou a necessidade de buscar soluções em termo de planejamento estratégico e organizacional. Muitos lojistas carecem de conhecimento de gestão e enfrentam dificuldades na tomada de decisões estratégicas para suas lojas. Isso leva as empresas de varejo a contratarem um Consultor de Varejo.

Para que um determinado produto chegue até um cliente em uma loja, há um caminho longo a ser percorrido. A minha ação como consultor de varejo entra nessa trajetória: ajudar o lojista a travar essa batalha. Para as empresas do ramo, o consultor de varejo representa uma profissão importantíssima que trabalha nos bastidores e ajuda o comerciante a levar em conta todos os aspectos, da segmentação do mercado-alvo, o merchandising, a formação de preço, a gestão de estoque, o planejamento financeiro, a gestão da carteira de clientes etc.

Com minha experiência e eficiência de consultor de varejo, entro em ação para treinar as equipes de venda da loja, ajudar o gerente na gestão de estoque, atuar com profissionais de merchandising para montar a vitrine, etc. Eu empresto minha expertise a várias empresas do ramo de varejo, sempre atendendo no local, junto com o proprietário, o gerente e os vendedores. Querendo me aprofundar um pouco mais em novos segmentos do varejo, estou atendendo clientes tanto de lojas franqueadas quanto de lojas próprias.

Por exemplo na área de venda, minhas recomendações para os vendedores não é apenas companhar o cliente até a porta de saída da loja com a sacola na mão, mas também determinar o número ideal de produtos a ser apresentado para cada perfil de cliente. Hoje em dia a abordagem dos vendedores não pode ser insistente demais: treino os meus clientes a provilegiar a qualidade do atendimento. Por exemplo em lojas de roupas, criamos um combinado de looks completos e acessórios para fazer vendas adicionais.

Como consultor de varejo eu faço questão de treinar meus clientes com métodos de gestão modernos e eficientes. O objetivo da minha consultoria para comerciantes e lojistas de varejo é fazer com que o lojista saia da rotina e implemente novidades que darão destaque à loja. A minha ação não é apenas pontual, procuro fazer um atendimento durante o ano inteiro a partir de um programa definido com antecedência e adequado com o movimento comercial do momento. O período setembro-dezembro (preparação do final do ano) é particularmente importante no segmento de varejo. Para o comerciante evitar entrar em pánico, ele deve me procurar com antecedência, sem esperar o último momento.

Método de fidelização de clientes no varejo

Sabemos que criar um cadastro de clientes é fundamental para poder dinamisar a carteira em época de promoções (virada de estações, final do ano). Inclusive na hora de colocar o ponto comercial a venda, esse cadastro de clientes constitui um ativo intangível que podemos valorar. Os escritórios de contabilidade incentivam os comerciantes a dar valor a esse ativo. Quando eu faço estudo de viabilidade de loja, sempre dou enfase no cadastro de clientes.

Ao orientar os lojistas na questão do cadastro de clientes, sempre insisto na necessidade de incluir um campo com a data de aniversário do cliente. Dessa forma no determinado momento, a loja pode mandar um brinde (ou até uma simples carta) no dia de aniversário das principais clientes. Dependendo do tipo de loja, pode se pensar em mandar presentes de produtos na época do Natal (exemplo: loja com ticket médio de R$ 1.000,00).

Vendedores profissionais de vendas, ou simples atendentes?

A minha ação é muito focada no atendimento ao cliente na loja. Hoje são tantos produtos do mesmo padrão de qualidade, o que pode diferenciar a sua loja é esse atendimento ao cliente. Isto é que faz a grande diferença ! Por isso o lojista não pode contratar apenas simples atendentes como estudantes sem nenhuma qualificação que fazem isso para ganhar um dinheirinho durante as férias de verão. Até em lojas de shopping vejo atendentes mal qualificados, sem educaçao e sem cultura! O comerciante precisa contratar profissionais de vendas que vão ajudá-lo a categorizar os produtos, ao invês de vulgarizá-los.

Até em lojas de alto padrão, tem vendedores que precisam de requalificação atravês de cursos e de reciclagem. Avaliar essa necessidade faz parte do meu trabalho de consultor de varejo, até aconselhar em certos casos a demissão pura e simples do atendente de baixo nível e sem abilidade com os clientes consumidores de produtos de alto padrão. Aconselho aos lojistas não deixar um vendedor sem abilidade fazer a loja perder a sua reputação em apenas uma questão de brevíssimo tempo.

Contratar um consultor de varejo

Meu trabalho de consultor de varejo exige não apenas profissionalismo, como também criatividade na medida que atendo lojas de segmentos muito diferentes. Recentemente, os meus clientes vem me surpreendendo muito positivamente com a maneira sempre melhore de implantação nos métodos mais recentes de gestão de varejo. Não precisa focar apenas em produtos inovadores com grande desejo de consumo, é possível trabalhar bem e proporcionar uma excelente experiência de compra para os clientes de varejo, mesmo com produtos menos fáceis de trabalhar.

Você pensa que sua loja em Curitiba e região precisa de agilidade e eficiência? Sem sombra de dúvida, entre em contato comigo para solicitar uma visita GRÁTIS. Na minha primeira visita a sua loja, irei identificar oportunidades de melhoria. A partir daí, apresentarei um plano anual de atendimento, com mensalidades razoáveis. O que determina o valor é o número por mês de visitas inclusas na loja. Com certeza iremos modular o plano de atendimento em função do orçamento que você irá precisar para trazer melhorias na sua loja.

Se você ainda não abriu a sua loja e está buscando o melhor local para atender, solicite meu serviço de localização de ponto comercial. Trabalho com várias agências imobiliárias e poderemos escolhar o melhor ponto em função dos seus critérios. Apesar de trabalhar em equipe com outros prestadores de serviço para atender os lojistas, eu cuido pessoalmente da análise de mercado. Apenas indico parceiros como contador (para avaliação de demonstrativos contábeis) e advogado quando a compra de uma loja envolve questões jurídicas.

Convido você, lojista de Curitiba e região, a ler meus artigos sobre consultoria para varejistas:

Enigma do consumidor – o que faz o consumidor escolher uma loja? Matéria publicada por Lana de Paula na revista Supermercado Moderno (03/06/2014), com minha entrevista sobre o perfil do Consumidor curitibano.

Software de loja gratuito, dia 22 de abril de 2014

Eu quero vender minha loja, dia 20 de abril de 2014

Implementação de sistema PDV, dia 18 de abril de 2014

Gerenciamento de loja, dia 16 de abril de 2014

Tendências do Varejo em 2014, dia 17 de fevereiro de 2014

Escritórios de contabilidade, dia 28 de setembro de 2013

Qual valor pagar para comprar uma farmácia?, dia 27 de setembro de 2013

Empresa de copiadora, vale a pena comprar?, dia 26 de setembro de 2013

Comprar uma lanchonete em funcionamento, dia 25 de setembro de 2013

Estou comprando uma empresa de confecção, dia 24 de setembro de 2013

Entrando como sócio em uma confecção de uniformes escolares, dia 23 de setembro de 2013

Comprar a parte de um de 3 sócios de uma pizzaria, dia 19 de setembro de 2013

Abrir um mercadinho começando do zero, dia 18 de setembro de 2013

Estou comprando a parte do meu sócio, dia 17 de setembro de 2013

Imóveis comerciais para alugar, dia 15 de setembro de 2013

Estudo de viabilidade de loja, dia 08 setembro de 2013

Localização do ponto de venda, dia 05 setembro de 2013

Ponto comercial a venda em Curitiba, dia 03 setembro de 2013

Você procura um Consultor de Varejo para auxiliar o desempenho de suas lojas em Curitiba e região? Me adicione nas suas redes sociais e entre em contato comigo. Outra palavra-chave: Via Varejo Curitiba, consultor de varejo.

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