O que faz um Consultor de Merchandising?

Com o crescimento da classe C, responsável pela metade da demanda de produtos e serviços no mercado, a economia brasileira deixou de ser uma economia de subsistência e entrou na era moderna. Hoje as empresas precisam aprender a vender sonhos. Isso disparou a necessidade de adaptação no varejo: precisamos criar novos hábitos e conceitos e agregar valor ao cliente. O Consultor de Merchandising possui um papel específico nesse processo.

Para conseguir isso, um trabalho permanente deve ser feito com o mix de produtos, buscando e trazendo inovações dentro da loja e fazendo delas um sinônimo de valor pelo Consumidor. Outro parâmetro também é nosso pessoal de venda, precisamos investir em treinamento para que os vendedores da loja estejam sempre preparados, conhecendo todos os produtos do sortimento e capaz de orientar os clientes conforme as necessidades deles.

Você acha que otimizar o mix de produtos e trabalhar com vendedores motivados bastam para alcançar o Novo Consumidor da classe C? Não basta! O lojista precisa utilizar todos os mecanismos de marketing para alcançar suas metas. A própria loja tem um papel grande para alavancar as vendas. O trabalho de consultoria é justamente de deixar a loja preparada para incrementar as vendas.

Você não sabe o que é um Consultor de Merchandising? Ele é o especialista em promoção de vendas através da apresentação dos produtos dentro do PDV. Para incentivar a venda de produtos, ele otimiza o espaço de venda da loja, criando um ambiente propício às vendas. Ele trabalha com a própria decoração da loja, criando uma ambiente agradável gerando conforto ao Consumidor.

Merchandising dentro do PDV

Para envolver os visitantes do PDV e transformar a visita em compra, precisamos mostrar os produtos de maneira atraente. Para envolver o Consumidor dentro da loja, trabalhamos a questão da visão, das cores e da iluminação: o que se vê é o que se vende. A vitrine, a comunicação visual, o design de loja, o planejamento do espaço de circulação dos Clientes são nossas ferramentas. Ajudamos o lojista a expressar o conceito de sua loja de maneira atrativa.

Apesar do trabalho ser chamado as vezes de Visual Merchandising, a visão não é o único sentido que nós utilizamos. O cheiro, o tato e o som são outros sentidos que utilizamos para o Consumidor se sentir em casa dentro da loja. Otimizando a experiência do Cliente dentro da loja, o Consultor de Merchandising trabalha a fidelizar a base de dados e fazer com que o Consumidor queira voltar no PDV.

Otimizar o espaço comercial

O merchandising usa material de exposição sofisticado para dar visibilidade aos produtos. Os expositores dentro do PDV mudaram, hoje se usa tecnologias como displays digitais e instalações interativas para disparar o interesse e a curiosidade dos Consumidores. Trabalhamos com o material de forração da loja, como tapete para gerar conforto e ralentir o ritmo do shopper habituado a correr dentro do PDV. Otimizamos a rampa (espaço de circulação) para levar o Consumidor até as áreas frias do PDV.

O lojista precisa da orientação de um profissional para deixar sua loja pronta para acolher o máximo de visitantes e converter em compras. Como Consultor de Merchandising, eu nunca impõe idéias mas procuro ajudar o varejista em conceituar melhor seu espaço comercial. Um serviço de Visual Merchandising vai muito além de arrumar as prateleiras e deixar a vitrine bonita, se trata de manter o produto em foco principal dentro do PDV. Sua loja precisa se destacar para atrair e fidelizar os Clientes.

Você procura um Consultor de Merchandising para auxiliar o desempenho de suas lojas em Curitiba e região? Entre em contato comigo.

Consultoria de BPM em Curitiba

Hoje , mais um dia de luta em prol ao sucesso na área de Consultoria de BPM. Você quer implantar um projeto de Enterprise Re...